29 outubro 2011

Produtores Culturais captam aproximadamente meio milhão de reais para Goiana

Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, foi divulgado o resultado do edital FUNCULTURA que distribuiu 22 milhões para projetos culturais em Pernambuco. Em Goiana, cerca de 10 projetos foram aprovados, que numa conta rápida somam um valor em torno R$: 500,000,00. (meio milhão reais).

Gravação de CD´s, Festival de Música e Publicação de Livro são algumas das ações que estarão em produção em Goiana em 2012, movimentando a economia e gerando emprego na cidade. Um dos aspectos mais importante desse chamada “economia da cultura” é que não a prejuízo a meio ambiente, urbanização desordenada ou violação de qualquer direito individual e coletivo. A produção cultura é uma economia limpa.

O Poeta e ativista social Philippe Wollney, quando questionado sobre essa consolidação da Economia da Cultura em Goiana diz que:
Peço, encarecidamente, um olha sério dos gestores públicos destes municípios imersos na cultura do latifúndio e monopólio da cana, que olhem e vejam e reconheçam e estimulem os agentes locais que fazem a arte, para os que desenvolvem nossos aspectos culturais mais profundos, para os pequenos símbolos de nossa identidade (comidas, falas, jeitos e trejeitos de nosso povo) que estão por aí – é só ir pra rua.

Wollney é responsável pela a aprovação do projeto chamado Movimento Silêncio Interrompido - Goiana Revisitada que irá publicar um livro que reúne poetas contemporâneos, ou não, que traduzem em poesia o que é viver na Zona da Mata de Pernambuco nas décadas de virada do século. Sobre o projeto Wollney diz:

“O livro não é uma simples coletânea de novos poetas, a sua importância se deve: 
1º porque é o registro de um grupo de escritores que possuem uma experiência em comum, produzir literatura durante a 1° década do século 21 na zona da mata canavieira de Pernambuco;
2º poetas que vivenciam a atual situação sócio/ econômico na região, com o aumento da violência, a popularização das drogas sintáticas como o crack, a urbanização não planejada das cidades do interior; 
3º a especulação econômica mediante os investimentos na região nos últimos 05 anos pelo governo federal e do estado.
4º o desaparecimento da fronteira entre o rural e o urbano e as conseqüências sobre o imaginário da população;
5º a conflituosa e dialógica relação entre cultura de massa e cultura de comunidades tradicionais.”

Analisando as respostar de Wollney, confirma-se que a produção cultural em Goiana amadureceu e encontrou seu lugar na construção do desenvolvimento social da cidade. Os resultados são concretos e as projeções para curto prazo são mais que positivas. Parabéns a todos os produtores!

Para acessar a lista de projetos aprovados acesse: www.fundarpe.pe.gov.br
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-