30 outubro 2011

Os planos da Fiat para Pernambuco

Italiana prevê fábrica maior que a atual, em Betim, e programas de sustentabilidade

BETIM (MG) - A chegada da Fiat, há 35 anos, no município de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, deu um novo rumo à economia da região, empregando, gerando renda e transformando a localidade na sexta mais industrializada do Brasil. Instalada em uma área total de 2,25 milhões de m², sendo 701.696 deles de área coberta, a única da Fiat Automóveis no Brasil produz 790 mil veículos por ano (o que significa um carro a cada 20 segundos), e emprega, direta e indiretamente, mais de 30 mil pessoas.

A diretoria da Fiat promete montar todo o aparato que existe em Betim na nova fábrica que começa a ser construída esta semana em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, com o início da terraplenagem. Segundo o vice-presidente da Fiat na América Latina, Valentino Rizzioli, a intenção é trazer as mais novas tecnologias disponíveis. Em Goiana, a fábrica será construída em uma área de 12 milhões de m², bem maior que a de Betim. “Será um trabalho feito a três mãos: Fiat, Prefeitura de Goiana e Governo do Estado. Queremos que a nossa ida à Goiana gere desenvolvimento e não o inverso, até porque a nossa missão não é apenas produzir carros, mas levar desenvolvimento social para os lugares”, garantiu. Para isso, a Fiat vai trabalhar também em Pernambuco seus programas nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, além de oferecer os mesmos benefícios dados aos funcionários que trabalham em Betim.

Na fábrica de Minas Gerais, os funcionários são conduzidos ao local de trabalho por meio do transporte oferecido pela empresa. Além disso, os que pretendem comprar um carro, possuem descontos e facilidades. O inspetor de qualidade Roney Moreira Duarte, de 29 anos, mora em Contagem, municipio vizinho a Betim, e era levado todos os dias ao trabalho pela Fiat. “Há dois meses eu consegui comprar o meu carro”, disse. Há cinco anos, Roney deixou o emprego de cobrador de ônibus de viagem para trabalhar na fábrica. Começou como operador, trabalhou na funilaria e, há pouco, foi promovido. “A empresa dá muita oportunidade para que as pessoas cresçam aqui dentro. Eu ganho bem mais do que ganhava antes e ainda estou perto da minha mulher, grávida de cinco meses, e da minha filha de três anos”, contou.

Os funcionários também contam com três núcleos de saúde e bem-estar, que possuem com médicos especializados e estrutura adequada. Neles são realizados cerca de 300 mil atendimentos por ano. Segundo diretor de relações industriais da Fiat, Adalton Duarte, toda essa estrutura também será empregada em Goiana. “Cada local tem as suas particularidades, por isso ainda não temos como dizer que modelo de atenção à saúde será implementado. Nós já visitamos Goiana e estamos construindo um novo modelo adequado à região”, disse.

Folha de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-