26 outubro 2011

Iveco poderá ter fábrica em Goiana

A italiana Iveco, subsidiária da Fiat e presente no Brasil com uma linha completa de veículos comerciais, também poderá vir para Goiana. Não existe ainda uma decisão tomada a esse respeito, mas segundo o diretor de desenvolvimento da Iveco Renato Mastrobuono, a partir da confirmação da instalação da Fiat, em Pernambuco, todo o desenvolvimento de novos produtos do Grupo Fiat (do qual a Iveco faz parte com a área de caminhões) passou a considerar a unidade de Goiana como possível base.

Mastrobuono adverte que, neste momento, a companhia Iveco não está trabalhando em nenhum projeto que considere Goiana como a base. Primeiro a Fiat terá que se instalar, e a partir daí é que a Iveco teria condições de se integrar ao complexo, insistiu.

Mas essa é uma lógica natural, esclareceu o diretor de Desenvolvimento da Iveco no Brasil, pois como a unidade de Goiana só poderá produzir modelos novos e como a Iveco hoje tem a linha mais completa do setor comercial, estará sempre desenhando novos projetos, o que deve levar a companhia obrigatoriamente a considerar o sítio de Goiana.

O diretor da Fiat, presente na Feira Nacional de Transportes, prefere falar que, neste momento, a empresa só pensa no desenvolvimento do sítio de Goiana, para onde estão previstos o projeto de um novo modelo, uma pista de provas e um centro de treinamento. Mas consideram normal que a Iveco já considere Goiana como o local de um modelo novo de veículo comercial, pois essas experiências já foram feita em Minas Gerais.

A Iveco é a empresa de caminhões que mais cresceu no Brasil e tem, hoje, também a maior linha de produtos como o furgão Daily, que disputa o mercado com a linha Sprinter da Mercedes Benz  e aproveitou a Fenatran para mostrar seus novos produtos, entre eles o novo caminhão Iveco Stralis AS, seu mais potente produto, com capacidade de 560 cavalos de força e capaz de deslocar até 80 toneladas.

Este veículo roda com um motor que já está dentro das novas normas de combustível para veículos a diesel novos e que equivalem ao índice de limpeza chamado de Euro V, que no Brasil tem a sigla Proconve 7, para definir o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

Ele faz parte da nova linha de produtos integralmente adaptada à nova legislação brasileira. O Conselho Nacional do Meio Ambiente determina que a partir de 1º de janeiro de 2012, os caminhões pesados novos só poderão usar o novo óleo diesel da Petrobras, o D-50.

Jornal do Commercio
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-