28 outubro 2011

Fiat contratará 7 mil entre março e maio

Em visita à fábrica da Fiat de Minas Gerais, Henrique Fenelon, prefeito de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, anunciou que a montadora italiana vai contratar sete mil pessoas entre março e maio de 2012. O contingente de mão de obra será utilizado na construção da fábrica da Fiat na cidade e cerca de 70% deles serão capacitados para trabalhar na linha de produção da empresa, que pretende lançar em março de 2014 o “Carro da Copa”. O veículo terá um projeto especial em homenagem ao evento esportivo e será o primeiro totalmente produzido no estado.

“A pressão está aumentando e não podemos atrasar o calendário das obras. Na próxima semana é a nossa vez de receber uma comitiva da Fiat em Goiana. Assim, poderemos debater quais serão as áreas demandadas nessa obra e, depois, vamos nos articular para fornecer os cursos dentro da cidade”, explicou Fenelon. Segundo ele, a necessidade inicial da Fiat engloba as profissões de carpinteiro, pedreiro, marceneiro, encanador, eletricista e motorista. “Precisamos de gente capacitada em todos os setores da construção civil. Para reforçar nosso pessoal, vamos firmar parcerias com as prefeituras de Itambé, Condado, Araçoiaba, Itaquitinga, Timbaúba, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Tracunhaém e até Carpina. O desenvolvimento será distribuído por toda a região”, completou.

Os cursos serão oferecidos a partir da segunda quinzena de novembro, e deverão ser, em um primeiro momento, ministrados na Escola Técnica Estadual Aderíco Alves de Vasconcelos, no Sesi e na Faculdade de Ciências e Tecnologias Professor Dirson Marciel. Posteriormente, escolas da rede municipal e a escola do Senai, que será construída nos próximos meses na cidade, deverão abrigar novas demandas. “A maioria dos operários que vai trabalhar na construção da fábrica irá receber uma qualificação para entrar permanentemente na folha da montadora como parte da linha de produção de veículos”, ressaltou o prefeito de Goiana. O treinamento oferecido pela Fiat também deverá ser realizado nestas instituições.

Adalto Duarte, diretor de relações industriais da montadora, confirmou a seleção e envio de 100 estudantes de engenharia das Universidades de Pernambuco e Federal de Pernambuco para o Instituto Tecnológico de Turim, na Itália. Depois de formados, os alunos farão parte da linha de frente de criação e projeção de veículos da fábrica pernambucana. “Um dos fundamentos da Fiat é investir na nossa mão de obra. O relacionamento com os funcionários é também uma questão de sustentabilidade dentro da empresa”, comentou Duarte.

A prova da preocupação com os trabalhadores também pode ser vista nas primeiras regras para contratação das empresas terceirizadas que irão trabalhar na construção da fábrica: os alojamentos precisam ser descentralizados, os operários devem ter áreas de lazer e realizar atividades esportivas regularmente. E a montadora pode não ser a única a fabricar carros no estado. A Iveco, braço da Fiat que produz caminhões, está sondando a cidade para investimento de grandes proporções. “Não podemos confirmar nada, mas existe interesse de ambas as partes”, completou Henrique Fenelon.

(A repórter viajou a convite da Prefeitura de Goiana)

Cronograma:
Novembro 2011 terraplenagem;
Março 2012 início das obras da fábrica;
Novembro 2013 Fim das obras;
Março 2014 Lançamento do primeiro carro da fábrica em Pernambuco.

Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-