20 julho 2011

Eduardo Campos e Ministro dos Transportes sobrevoam a BR-101 e PE-75

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o ministro dos Transportes, Paulo Passos (PR), realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 20, um sobrevoo na BR-101 e PE-75. As duas rodovias, uma federal e outra estadual, respectivamente, foram as mais atingidas pelas chuvas. Em uma delas, a PE-75, que liga as cidades de Goiana e Itambé, a força das águas abriu diversos buracos no asfalto, inclusive uma cratera que ocupava as duas faixas, na cabeceira da ponte que faz a ligação com o distrito de Caricé. Já na BR-101, o trecho de duplicação próximo ao viaduto, no quilômetro 4,6, vai precisar ser refeito. Embora a estrutura do viaduto não tenha sido comprometida, a obra de estabilização do solo necessitará de reparos. “Colocamos uma estrutura de isopor para aliviar a ação do solo mole e poder colocar o concreto, mas ela foi exposta a uma subpressão da água que danificou toda a estrutura existente”, explicou o supervisor de operações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Emerson Morais.

Segundo ele, o trabalho irá retardar a obra - que está 50% concluída - em mais seis meses, com previsão de entrega para dezembro de 2012. As placas, arrastadas pela água, também serão recolocadas. A recuperação do asfalto da PE-75 começou ontem (19), de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), e não tem prazo para terminar. Por causa das chuvas, a maioria das obras só deverá começar em setembro. Será assim na PE-60, cujo asfalto está tomado pelos buracos, e também nas obras em execução como a reconstrução da ponte em Xexéu, Mata Sul, atingida pelas chuvas de maio, que só deverá ficar pronta em janeiro.

Dois homens arrastados pela água, um em Goiana e outro no Recife, continuam desaparecidos. Os números de famílias desabrigadas e desalojadas diminuiu no estado, principalmente na cidade de Aliança. Até ontem, eram 54 desabrigadas e 20 desalojadas. No último balanço da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecipe), esses números caíram para apenas um família desalojada. No Recife, o número de famílias desalojadas caiu de 38 para oito. Já a quantidade de desabrigadas dobrou, são oito agora. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Goiana, Sebastião Soares, a situação na cidade está começando a se normalizar. O nível dos rios está baixando gradativamente, inclusive do Rio Una.

Segundo informações da presidência, o secretário nacional Humberto Viana também deve visitar Pernambuco nesta semana. Viana passa antes pela Paraíba, estado que também foi fortemente atingido pelas chuvas.

Balanço - De acordo com as últimas informações da Codecipe, são 12 as cidades atingidas pelas fortes chuvas em Pernambuco. Ao todo, são 292 famílias desabrigadas, 596 desalojadas e 9 pessoas mortas, de acordo com os dados divulgados nesta terça (19) pelo órgão. Nenhuma cidade decretou Estado de Calamidade Pública.

Fonte: Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-