26 julho 2011

Fiat anunciará instalação em Goiana

Todos os investimentos ficarão concentrados no município da Mata Norte

A Fiat vai anunciar a ida de seus investimentos para Goiana na próxima semana, provavelmente na terça-feira, dia em que há um “anúncio” previsto na agenda do governador Eduardo Campos. Uma fonte da alta cúpula da montadora italiana confirmou que todos os empreendimentos desembarcarão mes­mo no município da Ma­ta Norte. A fábrica de automóveis, a pista de testes e o centro de pesquisas estão avaliados em R$ 7 bilhões, valor que ainda pode contemplar alguma empresa do grupo.

A ideia inicial era de que pelo menos a indústria ficasse em Suape, onde foram reservadas duas áreas, que somavam 650 hectares. O então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Pernambuco duas vezes, em dezembro do ano passado, para participar de eventos relacionados ao fabricante. No dia 14, em Salgueiro, oficializou a chegada da Fiat, em agenda para visitar as obras da ferrovia Transnordestina.

O anúncio inusitado na região foi comentado por Lula. “Jamais imaginei fazer uma reunião no Sertão pernambucano, embaixo de uma tenda, para anunciar a vinda da Fiat”. Depois, no dia 28, nos últimos momentos do seu mandato, o presidente voltou ao Estado e fez o lançamento da pedra fundamental da montadora, em Suape.

Depois de tanto alarde pelos governantes, os italianos não teriam encontrado terrenos adequados do ponto de vista topográfico e nem espaço para a construção da pista de testes, que precisará de cerca de 1,2 mil hectares. A mudança de localização também deve levar a uma economia de R$ 300 milhões com serviços de terraplanagem.

Por outro lado, Goiana também não teria problemas de logística, já que podem ser firmadas Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a instalação de um porto, um aeroporto e o Arco Metropolitano (rodovia alternativa) na Mata Norte.

A Fiat fabricará pelo menos 200 mil carros por ano e promoverá a geração de 3,5 mil empregos diretos. O Governo do Estado não confirmou o anúncio e a montadora não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: Folha de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-