28 junho 2011

Prefeitura inaugura Centro de Especialidades Odontológicas

Numa solenidade bastante concorrida, a Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, na tarde da segunda-feira (27/06), o Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Hélio de Siqueira Torres - CEO, que funcionará na Praça Frei Caneca, ao lado do Samu.

Profissionais e representantes de entidades da área de Saúde, autoridades municipais e familiares do homenageado, marcaram presença na cerimônia. O secretário de Saúde de Goiana, Ernani Miranda, salientou o esforço empreendido para a viabilização de mais uma importante unidade de Saúde para a população, enfatizando as realizações da pasta a partir da gestão do ex-secretário Isidoro Guedes, de quem foi auxiliar e a quem sucedeu recentemente.
“Dr. Hélio Torres escreveu a história da Odontologia de Goiana, atraindo para o seu consultório – que estabeleceu na sala de sua residência, ali, na Rua 5 de Maio – todos aqueles que almejassem a perfeição do trabalho bucal”, destacou o prefeito Henrique Fenelon, que deixou a família do homenageado bastante grata.

“Foi uma homenagem que sensibilizou a toda a família. Foi aquela das surpresas mais agradáveis que você tem na vida, algo que é mais que orgulho, mais que satisfação”, afirmou o analista de sistemas aposentado Luciano Torres, um dos oito filhos do agraciado presentes, juntamente com netos e bisnetos, que recebeu das mãos do prefeito de Goiana uma bonita placa em homenagem aos relevantes serviços prestados ao Município pelo Dr. Hélio.

Prestigiaram também a inauguração do CEO-Goiana Geraldo Vasconcelos, conselheiro titular do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde; Luiz Gonçalves de Melo, presidente da Associação Brasileira de Odontologia – ABO-PE; Carlos Eduardo Coutinho e Aron Coelho,  respectivamente diretor e secretário do Conselho Regional de Odontologia – CRO-PE. O pároco da Paróquia de Goiana, Pe. Artur Alexandre abençoou o espaço.
PARCERIA - Numa parceria da Prefeitura de Goiana com o Governo Federal, através do Programa Brasil Sorridente, o CEO prestará atendimento aos usuários do SUS no município nas especialidades de Endodontia (tratamento de canal), de Periodontia (tratamento das inflamações gengivais) e de Cirurgia Bucomaxilofacial (cirurgias de pequeno porte), com o encaminhamento sendo realizado através dos dentistas dos PSF’s e das demais unidades de saúde da rede municipal.

Segundo o coordenador municipal de Saúde Bucal, Dr. Jarbas Cardoso, após o encaminhamento por parte dos dentistas o agendamento deve ser feito no próprio CEO, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 12h, tendo o usuário que estar munido do seu cartão do SUS.

ESTRUTURA – Uma estrutura de excelência foi implantada pela Prefeitura de Goiana para o funcionamento do CEO, com 04 consultórios odontológicos completos, sendo um deles destinado a pacientes portadores de necessidades especiais. Inicialmente 04 dentistas e 03 auxiliares de saúde bucal estarão trabalhando nos consultórios que contam, cada um, com uma cadeira odontológica motorizada, equipo odontológico com canetas de alta e baixa rotação, seringa tríplice, refletor, cuspedeira, mocho para o dentista, além de armários-vitrine.

A estrutura é complementada com 02 aparelhos de Raio-X (destinados aos consultórios de endodontia e cirurgia bucomaxilofacial) e 01 central de esterilização com autoclave.  Além disso, o CEO é todo climatizado, com piso e revestimento nas paredes em cerâmica, tem recepção e área de espera com capacidade para 16 pessoas sentadas, bem como  05 sanitários, sendo 03 para o público (01 deles para pessoas especiais) e 02 privativos para os funcionários.
Fotos: Carmelo Foto Fofoca

Fotos: Anderson Pereira
Confira o video:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-