28 abril 2011

Musical para crianças "Meu Reino Por Um Drama" em Goiana

Espetáculo inicia temporada de circulação e coloca em palco atores-mirins

O espetáculo "Meu Reino Por Um Drama" fará única apresentação apresentação em Goiana. No domingo (01 de maio), às 17h00, o Cine-Teatro Polyteana, será palco do musical para crianças Meu Reino Por Um Drama. A peça vai percorrer seis municípios pernambucanos, além de já ter cumprido uma agenda na capital. E vem com novidades: a principal delas é a inclusão de duas atrizes-mirins. Maria Luísa Aguiar e Anaís Freire, com 6 e 8 anos, já entravam como abelhinhas no encerramento do espetáculo, mas agora fazem parte do elenco principal. "Assim, nós estimulamos esta nova geração, com um teatro feito para crianças e também com crianças", afirma Edivane Bactista, que interpreta a Abelha Rainha e também responde pela produção, em conjunto com Ruy Aguiar.

O drama das abelhinhas, escrito por Cícero Belmar, já cumpriu temporada no Recife e chega em Goiana. Depois, seguirá para Limoeiro, Arcoverde, Triunfo, Garanhuns e Caruaru (confira o cronograma abaixo). Em cena, uma abelha-rainha que, cansada de não fazer nada, decide largar a colmeia em busca de um drama. E se depara com um mundo cheio de ameaças e hostilidades. A montagem, da Métron Produções, tem direção de Ruy Aguiar; cenografia e figurino de Marcondes Lima; composições e direção musical de Henrique Macedo; coreografia de Kleber Lourenço; plano de luz de Martiniano Almeida.

O elenco reúne atores de várias gerações do teatro pernambucano: Adriano Cabral e Andellson Passos (Reversam o Bobo da Corte), Carlos Mesquita (Zangão Zangado e Escaravelho), Edivane Bactista (Abelha Rainha), Fabiana Coelho (Abelhuda, Joaninha e Formiga), Marília Mendes (Abelha Vó, Joaninha e Formiga), Micheline Torres (Abelha de Fogo, Joaninha e Formiga), Nelma Barros (Abelha Madrinha, Joaninha e Formiga). Além dos atores mirins que interpretam as abelhinhas e o zangãozinho: Ana Clara Torres, Anais Coelho, João Pedro Freire e Maria Luísa Aguiar.

A circulação conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio do Funcultura PE. Algumas apresentações serão destinadas as instituições de caridade. "Para nós, da Métron, é a oportunidade de mostrar o trabalho que fazemos,  ao longo de 13 anos, garantir o acesso à cultura para diferentes públicos e, ao mesmo tempo, trocar experiência com os artistas das cidades que irão compor o roteiro", afirma Ruy Aguiar.

Sinopse do espetáculo
Meu Reino Por Um Drama do pernambucano Cícero Belmar e direção de Ruy Aguiar, é uma fábula musical que conta a história de uma Abelha Rainha em crise por achar que a sua vida é boa demais. Em busca de um drama, deixa a colméia para tentar uma nova vida. A partir daí, se depara com várias situações, como a tentativa de fazer novas amizades. Na sua busca pessoal encontra as Joaninhas e as formigas, e começa a perceber que o mundo fora da colméia parece não ser tão amigável como imaginava. A transformação vem das experiências dramáticas vividas. O humor, o drama e a música pontuam todas as situações vividas pelas personagens. A montagem evidencia o Teatro e seus recursos, como: o humor, o drama e a música.

Histórico

Este é um dos mais conceituados espetáculos infantis pernambucanos; participou do ‘X Festival Recife do Teatro Nacional’, do ‘14ª Janeiro de Grandes espetáculos’, no qual recebeu 7 indicações ao prêmio Apacepe de Teatro 2007: Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor cenário, figurino e maquiagem, Melhor Plano de Luz, Melhor ator coadjuvante e Melhor atriz, sendo premiado em quatro categorias: Melhor cenário e figurino, Melhor Plano de Luz e Melhor Ator.

O espetáculo propende facilitar a comunicação da arte para com o universo infantil, estimulando a criatividade e conduzindo-as ao resgate da valorização de sentimentos, suscitando nelas o engrandecer e a importância a vida. Espera-se ainda a formação de um público apropriado de alternativas, e apto a realização de boas escolhas artísticas.

Para a equipe que compõe o projeto, realizado pela Métron Produções, é imprescindível valorizar e oportunizar bons trabalhos artísticos, para não só engrandecê-los, mas, contudo reconhecer e expor ao grande público que pode-se e deve-se exigir predicados ao produtos que são expostos na vitrine artística, entenda-se aqui a teatral.

Podemos também enriquecer este amplo e probo setor com uma gama bem variada de opções, que mesclem bons profissionais e boa arte (cênica). Fazendo isto instituímos em nossa plateia o saber da observância, o direito a criticidade e a boas escolhas. Aumentamos ainda o discernimento social, enfim educamos o espectador.

“Educar é mais do que ensinar a ver apenas de uma certa forma. É desejar que se veja de várias formas.”  (Luís Carlos de Menezes, professor USP)

Estamos na era da permissividade, onde tudo é ou deve ser permitido, a contemporaneidade move-nos a buscar e conhecer tudo, porém cabe a nós do cenário teatral, que temos este enorme poderio político usufruir deste propulsor social e assim darmos alternativas com ampla variedade, salvaguardando o qualitativo destes produtos.

Precisamos levar a este público infanto-juvenil, boas alternativas imprimindo o cunho nacional, abrangendo o que vem acontecendo e sendo produzindo no ceara brasileiro.

Temos então, um produto genuinamente pernambucano, com texto, dramaturgia, elenco e todo o arsenal técnico formado por exímios profissionais, que fazem de uma fábula infanto-juvenil Meu Reino Por Um Drama uma janela para o imaginário. Este espetáculo transporta a criança para um mundo onde ela (a criança) é estimulada a criar junto ao espetáculo, e conduz a criança a valorização de sentimentos como: perdão, união, respeito e sobretudo o amor, que atrelados a este espetáculo, fazem de  Meu Reino Por Um Drama um resgate de importâncias perdidas em nosso tempo, tira das mãos da era tecnológica suas magnitudes já fabricadas e faz o espectador se apropriar do sonho infanto-juvenil, dos valores hoje esquecidos e resgata a vida.

"É necessário que o homem branco, aprenda com os índios o respeito à natureza, o respeito à vida...” (Paulo Freire)

O que se quer aqui é oportunizar a todos sem exceção o direito a escolha. Queremos ofertar ao público infanto juvenil, a oportunidade de sonhar, não devemos nos cansar de querer mover a engrenagem que nos leva a um mundo melhor, uma quimera de todos que são artistas, daqueles que encantam e são encantados, destes artistas que não devem ser catalogados geograficamente, pois entende-se aqui a amplitude do fazer teatral como algo que vai além da vã geografia.

SERVIÇO
Musical: Meu Reino por um drama – Circulando Pernambuco
Dia / Mês: 01 de maio
Hora: 17h00
Cidade: Goiana
Local Apresentação: Cine-Teatro Polyteana (Entrada Gratuita)

Em Goiana a apresentação será gratuita.

Informações: (81) 9418.0025
 
 
 
Imagens: Ronaldo Oliveira
Informações: Edivane Bactista, Produtora cultural/Jornalista
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-