27 março 2011

Após Suape se consagrar como celeiro de vagas, agora é a vez de Goiana

Por André Clemente

Emprego e renda no Polo Farmacoquímico

Várias empresas já anunciaram instalações em cidades pernambucanas. E mais. Já colocam o Estado como o que mais oferece perspectivas positivas de crescimento. Fora o boom econômico que Pernambuco exibe com o Complexo de Suape, é em Goiana, município localizado na Mata Norte do Estado - que receberá o Polo Farmacoquímico de Pernambuco - onde os ares de desenvolvimento estão em alta. O Polo inclui investimentos aproximados de R$ 1,5 bilhão do governo e das próprias empresas, com a criação de mais de três mil postos de trabalho.

A expectativa da população é que a geração de empregos, obviamente, benefecie a população local e isso já anda acontecendo. Morador de Goiana/PE, Isaías dos Santos trabalhava como pedreiro na cidade, mas a falta de emprego o levou a atuar nos últimos quatro anos como aplicador de herbicida. Estava desempregado há sete meses. “Me inscrevi na Agência do Trabalho de Goiana, no curso de formação de ajudante de pedreiro. Antes de concluir as aulas, fui chamado para as obras da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Estou nas obras há cinco meses, entrei como ajudante de pedreiro e já fui promovido, hoje sou meio oficial de pedreiro. E fazendo o que gosto”, destaca Isaías. “Pretendo fazer outros cursos no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), de ferreiro e encanador, para poder ser aproveitado para trabalhar em todas as etapas da obra”, completa.

“Empresas âncoras do esquema do Polo, como Hemobrás, Vita Derm e Lafepe, já anunciaram necessidades e Goiana contempla, ainda, obras de infraestrutura já em planejamento”, esclarece o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad Diper), Márcio Stefanni. O que isso interessa? Emprego e, em alguns casos, de imediato.

Segundo o prefeito de Goiana, Henrique Fenelon, a amplitude do projeto gerava dúvidas de como a população do entorno do Polo poderia se beneficiar desta Indústria que será âncora na Mata Norte. “Hoje, a preocupação é qualificar trabalhadores da região para trabalharem na Hemobrás. A capacitação é um projeto (investimento de programas da prefeitura e do Governo do Estado) que terá verba destinada partindo de R$ 1 milhão. Cento e cinquenta profissionais já estão em curso e estamos trabalhando na divulgação dessas capacitações para a população se informar na Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura e na Escola Técnica de Goiana sobre as vagas para atender o Polo. Espera-se treinar mais 500 este ano, no mínimo”, explica Fenelon.

Extraído do Jornal Folha de Pernambuco, edição de 27 de Março de 2011
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-